Como Aprender a Tocar Violão Sozinho!? 7 Dicas!

“Não tenho o dom”, “já passei da idade”, “não tenho tempo”!
Será que mesmo com todos estes obstáculos é possível aprender a tocar violão sozinho? Quer saber como fazer isso? Eu te digo que é possível, continue a ler o artigo para descobrir! 😉

Como aprender a tocar violão sozinho?

Como aprender a tocar violão sozinho?

Como aprender a tocar violão sozinho?

Antes de conversarmos sobre como aprender  tocar violão sozinho, precisamos quebrar alguns MITOS que acercam esse tema! Vamos lá?

Seja o primeiro a receber as novidades do blog!

Seu email está seguro conosco!

MITO 1: “Eu já passei da idade de aprender violão. Isso é coisa para os jovens!”

Aprender violão é para jovens?

Aprender violão é para jovens?

Para tudo! Aprender algo novo é excelente em qualquer fase da vida! Isso ocorre porque sempre que você aprende algo novo, você desenvolve o seu cérebro e com isso evita diversas doenças, tais como a doença de alzheimer, doença degenerativa do cérebro.

Aprender violão enquanto jovem é muito bom! Mas aprender depois de uma certa idade é melhor ainda! Isso porque enquanto jovens nós descobrimos coisas novas frequentemente, e o cérebro se desenvolve de forma natural. Com o passar do tempo isso diminui e se você consegue aprender algo por si mesmo, é perfeito!

Existem outros benefícios em aprender violão que você lê aqui. Mas de uma vez por todas, ESTÁ PROIBIDO usar essa desculpa para adiar o aprendizado de violão, ok!? rs

MITO 2: “Eu não tenho o dom!”

Precisa ter dom para tocar violão?

Precisa ter dom para tocar violão?

O que seria do ser humano se ele só pudesse aprender coisas das quais ele tem o dom?! Ter o dom não é pré-requisito para aprender nada nesta vida! Com paciência e dedicação é possível aprender qualquer coisa!

Se você tem interesse em aprender a tocar violão sozinho, você já andou metade do caminho! Pois isso significa que você gosta do assunto e tem alguma afinidade com ele! Acredite não é necessário nenhum dom! O dom você vai adquirir com essa ação! 😉

MITO 3: “Não tenho tempo!”

Não tenho tempo - mito!

Não tenho tempo – mito!

Esse mito está no topo da lista das desculpas que utilizamos para adiar tudo na vida. Dá até vergonha, mas, quem nunca? Vou quebrar ele agora te dizendo que você só precisa de uns minutinhos do seu dia para aprender a tocar violão!

Eu lembro que na fase em que iniciei meus estudos de violão, eu acordava bem cedo, saía para trabalhar, ia direto do trabalho para o curso técnico, chegava em casa bem tarde (depois das 22h30m) jantava, tomava banho e, antes de dormir, eu tocava dois ou três acordes para não perder o costume! Isso mesmo, e uma vez só…rs

A prática a gente adquire com o tempo! A única dica que eu dou é: tente tocar todo dia, nem que seja um ou dois acordes, fazer uma vez o ritmo que você aprendeu, qualquer coisa, cinco minutos, dois minutos, menos de um (que era o que eu fazia)… E aí no final de semana você tira um tempinho maior para focar nos estudos…

Comigo funcionou e fez toda a diferença! 😉

Mitos todos quebrados! Vamos às dicas de como aprender a tocar violão sozinho!

É Possível Aprender a Tocar Violão Sozinho?

É possível aprender a tocar violão sozinho?

É possível aprender a tocar violão sozinho?

Eu acredito que é possível aprender fazer qualquer coisa sozinho! Desde que você queira e se dedique pra isso. Para eu fazer os primeiros acordes e tocar as primeiras músicas eu pedi umas dicas para a minha irmã, em seguida fui aprendendo sozinha por um bom tempo…

Na época a internet não era tão poderosa, então logo eu procurei um curso presencial para me aperfeiçoar. Mas hoje, há tanto conteúdo disponível online que eu não sei se isso seria necessário!

Vamos às dicas e aí você decide, ok?

DICA 1: Comprar um violão!

Compre um bom violão.

Compre um bom violão.

Se você está aqui, pode ser que já tenha um violão, caso não, aqui tem um artigo com 5 dicas preciosas para acertar na compra do primeiro violão!

Na época em que fiz o curso presencial o professor não exigia que eu tivesse um violão, pois eu poderia utilizar o da escola. Mas mesmo assim, eu acho isso fundamental, pois só tendo um violão em casa vai ser possível praticar todo dia e ver resultados mais rápidos!

Se você pretende aprender sozinho, isso é pré-requisito. O meu violão eu não comprei, eu ganhei, veja aqui a história dele. Então, se você não tem dinheiro para comprar um violão, fique atento à oportunidade de ganhar um, ou reformar…E aí com o tempo você tenta conseguir um melhor, ok?

DICA 2: Conhecer o nome das partes do violão!

Nome das partes do violão

Nome das partes do violão

Se você vai aprender a dirigir, precisa conhecer o carro, tem aula de mecânica antes. Se vai aprender cozinhar, precisa aprender como funciona o fogão, os ingredientes… Com o violão não é diferente, é importante conhecer o instrumento.

Aqui no blog tem um artigo detalhando o nome das partes do violão e suas funções. Você vai ver que cada parte tem uma função no violão, nada está ali só para deixá-lo mais bonito…rs! Isso vai te ajudar a comprar um violão melhor, a entender quando algo nele está errado e tirar o melhor proveito do instrumento!

DICA 3: Busque conteúdo online e offline

Como aprender a tocar violão - Busque por conteúdo online e offline.

Como aprender a tocar violão – Busque por conteúdo online e offline.

Hoje em dia há MUITO CONTEÚDO ONLINE que vão te ajudar a aprender violão sozinho! Aqui no blog você já consegue aprender o que é um acorde, e também um ritmo fácil para tocar músicas pop/rock.

Mas além disso, se você fizer uma busca no Google ou no Youtube vai encontrar diversas vídeo-aulas interessantes e bem didáticas.

Não é difícil! Com paciência e dedicação, novamente, você vai conseguir extrair o melhor de todo o conteúdo online disponível.

Outra opção é buscar conteúdo Offline! Um dos benefícios de aprender a tocar violão é a socialização que ele oferece! Você deve ter amigos que tocam violão, tente marcar uma reunião, ou um encontro para tirar dúvidas ou aprender algo novo com ele! É sempre bom socializar, com música então, melhor ainda! 😉

DICA 4: Anote tudo que aprender

Como aprender a tocar violão sozinho - Anote tudo que aprender.

Como aprender a tocar violão sozinho – Anote tudo que aprender.

Mesmo aprendendo sozinho é importante anotar tudo o que aprender! Isso vai te ajudar na organização dos estudos e organização é tudo!

Compre uma pasta daquelas que você pode inserir folhas de plásticos, que parece um álbum de fotos, sabe? E um caderninho de anotações… Na pasta:

  • Insira as cifras que você já aprendeu a tocar;
  • Insira tudo o que for aprendendo;
  • Acordes, notas, ritmos…. Conteúdo impresso, tudo!!

Insira na pasta tudo que possa facilitar a localização do conteúdo que precisa estudar! Assim fica mais prático para praticar…rs

No caderninho, anote os sites e canais do youtube que possuem um bom conteúdo para o aprendizado de violão. (Ou você pode adicionar aos favoritos do navegador, se preferir).

Observe que você vai precisar criar o seu conteúdo de aprendizado, por isso é importante anotar tudo!

DICA 5: Aumente o Nível de Dificuldade aos poucos

Aumente o nível gradativamente.

Aumente o nível gradativamente.

Você não vai conseguir aprender tudo de uma vez! E isso é normal! Aumente o nível de dificuldade gradativamente! Você já deve ter ouvido falar, por exemplo, que as pestanas são difíceis, então não tente fazê-las nos primeiros momentos.

Primeiro busque aprender os acordes sem pestana. Em seguida pratique-os o máximo que conseguir. Faça exercícios para aumentar a habilidade na troca desses acordes. Aprenda um ritmo no violão. Em seguida toque algumas músicas… E assim por diante.

Começar com o mais difícil pode desmotivar a continuar. A prática vem com o tempo, lembra?

DICA 6: Aprenda Afinar o violão!

Aprenda a afinar o violão.

Aprenda a afinar o violão.

Conforme você for praticando, o seu violão vai desafinar! Eu sofria muito com isso no início, pois eu não sabia afinar, e sempre que o violão desafinava eu precisava ir ao encontro de alguém que soubesse afinar e pedir ajuda.

Aqui você encontra um artigo para aprender afinar violão de ouvido. Mas, além disso, existem alguns afinadores online disponíveis na internet para te ajudar nessa tarefa… 😉

O importante é: Não pare de praticar em função disso! Dedique um tempinho dos estudos para aprender afinar. Eu te garanto que não é difícil. 😉

 

DICA 7: Adquirir um Curso Online de Violão

Adquira um bom curso online de violão.

Adquira um bom curso online de violão.

Se mesmo com todo o conteúdo Online e Offline você não conseguir sair do lugar eu te sugiro adquirir um curso online de violão. Eu vou dar essa dica pensando em mim, pois eu tenho muita dificuldade em aprender algo sozinha, sem que alguém me ensine.

Aprender a tocar violão sozinho exige dedicação, disciplina e organização. Eu me perco muito fácil nos conteúdos e nunca sei por onde começar… Se você também é assim, a sugestão é adquirir um curso online de violão.

Neste artigo explico falo se os cursos online valem a pena ou não, mas já adianto que os cursos de violão online são planejados para pessoas que buscam aprender de forma rápida e correta. Têm conteúdos organizados e costumam oferecer um passo-a-passo quase impossível de dar errado! Quase, pois exige também dedicação!

Além disso os cursos online são mais baratos do que os cursos presenciais. Isso porque o curso online você só paga uma vez e tem acesso a todo conteúdo por bastante tempo. Já o presencial, normalmente, é cobrado por mês.

O curso que tenho para indicar é o Iniciantes do violão! Apresentam um preço justo e metodologias que funcionam, visto o depoimento dos alunos. Vou descrevê-lo abaixo, mas você pode acessar e ver mais detalhes:

» Iniciantes do Violão – Segredos para tocar bem! 

  • O curso tem 8 módulos. É bem completo!
  • O professor Mario Sales oferece suporte.
  • Oferece apostilas exclusivas, com todo o materialorganizado pra que você não perca tempo organizando o conteúdo.
  • Tem cursos adicionais como bonificações, ideal para quem deseja compor também.
  • Clique aqui para ver detalhes!

O suporte que oferece é excelente, pois fica como se fosse um curso presencial, mas com a vantagem de você ter a liberdade de estudar sem hora marcada, de acordo com o seu tempo! E muito mais em conta que um curso presencial. 😉

 

Resumo: Como aprender a tocar violão sozinho?

Como aprender a tocar violão sozinho - Conclusão.

Como aprender a tocar violão sozinho – Conclusão.

Como viu, é super possível aprender a tocar violão sozinho! Você só precisa:

  • Comprar um violão;
  • Conhecer o nome das partes do violão e as funções;
  • Buscar conteúdo online e offline de violão;
  • Anotar tudo o que aprender;
  • Aumentar o nível de dificuldade gradativamente;
  • Dedicar um tempo para aprender a afinar o violão;
  • Caso seja complicado reunir o conteúdo, adquirir um bom curso online de violão, como os que citei aqui.

Agora que já sabe como aprender a tocar violão sozinho, não perca tempo!! Corra atrás do seu violão e comece! Toda longa jornada começa com um passo inicial! 😉

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!
Compartilhe o artigo com aquele amigo ou amiga que também está querendo começar a tocar violão!

Até mais! Bons estudos!