5 Benefícios ao Aprender Tocar Violão

      Nenhum comentário em 5 Benefícios ao Aprender Tocar Violão

Você sabia que aprender algo novo te ajuda a desenvolver importantes áreas do cérebro? Pois é, e isso vale também para aprender tocar violão. Mas além de desenvolver o cérebro, esse aprendizado traz muitos outros benefícios para a sua saúde física, mental, emocional, social e até financeira! Duvida?! Então veja abaixo a lista dos 5 benefícios de aprender violão.

1 Aprender tocar violão e o Desenvolvimento do cérebro

Como desenvolver o cérebro: Música.

Como desenvolver o cérebro: Música.

Um dos maiores benefícios de aprender algo novo é o desenvolvimento que isso proporciona ao cérebro. Isso não é diferente com o aprendizado de um novo instrumento musical, pelo contrário, segundo pesquisas científicas, o aprendizado musical é até mais benéfico do que qualquer outro aprendizado.

Seja o primeiro a receber as novidades do blog!

Seu email está seguro conosco!

A ação de tocar violão estimula várias áreas do cérebro, contidas nos dois hemisférios. Isso porque esta ação ativa: a área da memória para nos lembrarmos dos acordes e letras das canções. A área auditiva para acompanhar os músicos caso não estejamos tocando sozinhos. Área visual… Enfim, grande parte das áreas do cérebro são ativadas e isso favorece o desenvolvimento dele.

E os benefícios de um cérebro mais desenvolvido são muitas. Portanto, só pelo fato de ser um músico a pessoa tende a ter, entre outras coisas:

  • Uma memória mais desenvolvida.
  • Maior facilidade na recuperação motora, caso necessite.
  • Maior capacidade lógica.
  • Maior facilidade de compreensão da comunicação.

2 Mais Facilidade para Aprender Outros Instrumentos

Aprender a tocar violão - Facilidade para aprender outros instrumentos.

Aprender a tocar violão – Facilidade para aprender outros instrumentos.

Aprender violão facilita no aprendizado de outros instrumentos futuramente. Isso acontece por dois motivos:

  • Ao aprender violão você já vai conquistar a base da teoria musical necessária para o aprendizado de qualquer instrumento musical. Assim quando optar por aprender outro instrumento, você já terá o conhecimento de grande parte da teoria necessária e poderá “pular” essa parte, passando para as noções específicas do novo instrumento.
  • Ao aprender violão você vai desenvolver a sua habilidade motora fina. Isso significa que seus dedos serão mais hábeis e terá movimentos mais firmes. Assim aprender outros instrumentos será bem mais fácil, pois você já não terá mais as dificuldades que encontrou no início do aprendizado do violão.

As vantagens de tocar vários instrumentos são inúmeras. Depois que aprender violão você pode sentir vontade de aprender outros instrumentos. Vá firme e verá que tudo será bem mais fácil do que no início do aprendizado do violão.

3 Aprender tocar violão e Socialização

Aprender a tocar violão e socialização.

Aprender a tocar violão e socialização.

Tocar violão é uma grande oportunidade de fazer novos amigos e socializar! Você pode até ter uma certa timidez, mas a medida com que vai aprendendo violão e ganhando segurança nos seus conhecimentos no instrumento isso pode te ajudar a perder essa timidez e favorecer a socialização.

Durante o seu aprendizado (que deve ser constante) você poderá participar de aulas presenciais ou online para trocar experiências e conhecimentos com outros músicos. Assim você fará novas amizades.

Á medida que conquistar segurança, poderá levar seu violão aos eventos sociais e ajudar a animar a festa. Não tenha vergonha! O ser humano é um ser social e todos gostam de curtir um momento musical ao lado de amigos, aproveite esse seu conhecimento para promover esses momentos inesquecíveis. 😉

4 Aprender tocar violão e qualidade de vida

Aprender tocar violão e qualidade de vida.

Aprender tocar violão e qualidade de vida.

Pesquisas comprovam que a música relaxa, diminui o stress e, consequentemente, melhora a sua qualidade de vida.

Apesar de um constante trabalho do cérebro para desenvolver a atividade de tocar um instrumento, essa atividade também favorece a concentração e a introspecção. Isso significa que tocar violão é uma forma de meditação, de se desligar de tudo ao redor e viver o momento presente envolvendo todos os seus sentidos, sentimentos e sensações.

Além disso, sabemos bem que aprender violão não é fácil no início, mas que é super possível! Durante o seu aprendizado você irá desenvolver a sua persistência e paciência. Isso significa que você se tornará uma pessoa mais paciente e persistente em todas as áreas da sua vida. Terá mais motivação para realizar os seus sonhos e ideais de vida.

5 Aprender Tocar Violão e Dinheiro Extra

Aprender tocar violão e dinheiro extra.

Aprender tocar violão e dinheiro extra.

Aprender violão pode te garantir a graninha extra que você precisa para conquistar algum sonho. Isso mesmo! A partir do momento em que você aprende violão, você poderá utilizar esse conhecimento para ganhar um dinheiro extra da seguinte forma:

  • Tocar em bares: Eu não sei se a região que você mora favorece essa ação, mas aqui no interior paulista há vários bares e restaurantes que oferecem música ao vivo ao seus clientes.  Essa pode ser a sua oportunidade de tirar um extra.
  • Tocar em bandas: Mesmo que você não monte uma banda, ter contatos de amigos músicos pode favorecer que você toque em bandas. Em alguns momentos os músicos e bandas precisam de alguém para cobrir algum músico da banda que não está presente. Portanto, você pode juntar uns amigos e montar uma banda para fazer shows pelas cidades ou tenha contatos e esteja disponível para ser suplente nessas bandas…rsrs.. Mas, de qualquer forma, essa é mais uma maneira de ganhar um dinheirinho extra com o instrumento.
  • Ser professor de violão: Essa é a terceira oportunidade, e eu já fiz! Você pode dar aulas de violão em escolas de música ou aulas particulares. Sempre tem alguém querendo aprender violão e não é difícil conseguir uma graninha extra com essa atividade. Mas lembre-se que para isso é importante se dedicar no início, para ter muito conhecimento de violão e assim transmití-lo com sabedoria.

 

Aprender tocar violão - Benefícios.

Aprender tocar violão – Benefícios.

Os Benefícios de Aprender Violão…

São diversos… Listei aqui apenas 5, mas ainda há MUITOS OUTROS. Tais como o trabalho voluntário que é super bem visto pelas empresas contratantes, você pode até colocar no currículo, independente da sua profissão, entre mil outras.

Está esperando o que para começar a aprender tocar violão?
Se está em dúvida sobre como aprender tocar violão, leia este artigo. Se falta o violão, veja aqui as dicas para comprar o seu violão e comece hoje mesmo! 🙂

Conhece algum outro benefício? Deixe nos comentários…

Bons estudos…
Até mais.