Como comprar um violão: 5 dicas Para você não errar!

Como comprar um violão

Como comprar um violão

Decidir aprender a tocar violão pode ser fácil, mas saber como escolher um violão é um desafio e tanto, principalmente quando você é apenas um iniciante na área musical!

O risco de escolher um  violão errado e encostá-lo no cantinho do quarto pelo resto da eternidade é grande!

Seja o primeiro a receber as novidades do blog!

Seu email está seguro conosco!

Para evitar que isso aconteça, leia agora as 5 dicas sobre como comprar um violão! 

5 Dicas de Como comprar um violão:

1. Onde posso comprar um violão?

Onde comprar um violão?

Onde comprar um violão?

A escolha da loja é essencial! Prefira uma loja de instrumentos musicais, por 3 motivos:

  • Para quem gosta de música, é encantador entrar em uma loja de instrumentos musicais e ver tantos instrumentos disponíveis para compra! E isso vai te dar uma maior afinidade ao ambiente musical, e isso não é nada mal!
  • Os vendedores de lojas de instrumentos musicais costumam entender bem dos produtos que vendem, portanto eles estarão mais preparados para te ajudar em uma boa escolha se você não tem ideia de como comprar um violão.
  • Evite as lojas virtuais ou lojas de móveis. As lojas virtuais te impossibilitam de testar o instrumento e isso é necessário. As lojas de móveis, são especializadas em móveis!

2. Quanto custa um violão? Quanto investir no primeiro violão?

Quanto custa um violão?

Quanto custa um violão?

Existem violões de todos os preços, com as mais variadas características. Muitos itens influenciam no valor do instrumento. A dica aqui é não investir tanto dinheiro no primeiro violão. Isso porque você ainda vai descobrir se vai ser apenas um hobby ou uma profissão. Fique atento ao seguinte:

  • Prefira um violão acústico, ou seja, que não seja elétrico, pois com o tempo se houver necessidade, você pode tornar o seu violão elétrico. (Claro, isso levando em consideração que você esteja procurando um violão apenas para estudo.)
  • O seu primeiro violão também não precisa vir com um afinador embutido, esses violões costumam ser um pouco mais caros e existem afinadores online.
  • Lembre-se, você está apenas começando, portanto, menos pode ser mais neste momento!

3. Cordas de Aço ou Nylon!? Qual escolher no primeiro violão?

Cordas de aço ou nylon?

Cordas de aço ou nylon?

Essa decisão é muito pessoal, mas deve ser tomada antes da compra do violão. Isso porque um violão com acordoamento de aço, sempre terá que ter acordoamento de aço e vice-versa. Uma troca do tipo de corda pode prejudicar o seu violão para todo o sempre!

Apesar de ser uma escolha pessoal, aqui vão algumas dicas:

  • Cordas de nylon são mais macias, machucam menos os dedos e emite um som mais “macio” também. Por isso são mais utilizadas para tocar MPB e Bossa Nova. Não é uma regra, mas “combina mais”, sabe!?
  • Cordas de aço vão machucar mais seus dedos no início, mas “combinam mais” com os outros estilos musicais, tais como rock, reggae, música gospel e hinos da igreja, por exemplo. Elas possuem um brilho maior na sonoridade também.

Agora é com você, eu sempre preferi cordas de aço, mas a escolha é pessoal. Antes de comprar “faça uns sons” com violões que possuem os dois tipos de cordas e veja qual deles agrada mais aos seus ouvidos e dedos! Também leia aqui as vantagens e desvantagens de cordas de aço ou nylon.

4. Amei o violão, posso levar?!

Qual violão comprar?

Qual violão comprar?

Você pode! E você deve! Mas antes se atende aos seguintes itens:

  • Olhe atentamente o acabamento do violão.
  • Deslize os dedos sobre ele. Veja se a pintura está realmente bem feita, olhe contra a luz, vire-o e revire-o.
  • Verifique se não há rachaduras, se todas as partes estão coladas corretamente e se as tarraxas estão todas bem parafusadas.

Não tenha vergonha de fazer isso na frente do vendedor, é um direito seu analisar o produto que vai comprar.

Como escolher o violão

Como escolher o violão

  • Verifique se a anatomia das suas mãos e corpo estão de acordo com a anatomia do violão.
  • Violões com braços largos não combinam com mãos pequenas e vice-versa.
  • Pressione a 3ª corda na 1ª casa do violão e na 12ª casa, ao mesmo tempo. Em seguida olhe entre a corda e o braço do violão. Se a corda encostar em parte do braço e em outra parte não, isso pode indicar que o braço está empenado. Peça outro do estoque do mesmo modelo e faça as mesmas verificações.
  • Verifique também o material do violão. O ideal é que ele tenha sido produzido com madeira e não compensados. O vendedor vai saber te explicar o material que foi utilizado. Prefira os de madeira.

5. Não leve sem testar!

Aprender tocar violão

Aprender tocar violão

Este item é muito importante! Teste o violão que irá levar.
De nada adianta testar o instrumento que está na vitrine e levar um do estoque. Se for possível, peça que algum amigo seu mais experiente no ramo musical te acompanhe. É importante tocá-lo e verificar se os sons produzidos são todos musicais, isso evita que você leve para casa um violão com defeito de fabricação, por exemplo.

Dicas extras:

Comprar violão - dicas extras

Comprar violão – dicas extras

  • Se você é canhoto, antes de se encantar com o violão da vitrine, verifique com o vendedor quais as opções de violões que eles têm para canhotos. É diferente!
  • Leve para casa também uma capa para o seu violão ficar protegido da poeira. Algumas lojas ofertam a capa como cortesia. Negocie! Mas se não conseguir a cortesia, compre!
  • Peça que a loja especifique detalhadamente como funciona a garantia. Trocar o acordoamento, por exemplo, não pode te fazer perder a garantia, ok?

Com essas dicas de como comprar um violão você vai ter mais chances de acertar na escolha do violão ideal! Para aprender a tocá-lo sozinho, leia aqui!

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Se quiser saber um pouquinho mais sobre as partes do violão antes de ir comprar o seu clique aqui!

Compartilhe o artigo para ajudar seus amigos que também estão começando a tocar violão.
Boa compra! 🙂