Como Limpar o Violão? 5 Dicas Fundamentais!

      Nenhum comentário em Como Limpar o Violão? 5 Dicas Fundamentais!

Você sabia que elementos básicos da natureza, tais como calor e umidade, podem danificar drasticamente o seu violão? E que esses danos podem ser irreversíveis!? Calma! Não se preocupe, continue lendo e descubra como limpar o violão, com 5 dicas fundamentais de cuidados para evitar qualquer dano! 😉

Como limpar o violão - Cuidados fundamentais.

Como limpar o violão – Cuidados fundamentais.

Como limpar o violão? Que cuidados deve ter com seu melhor amigo?

Você provavelmente gosta do seu violão e quer tê-lo em bom estado por muito tempo!
Mas, pequenos deslizes podem danificá-lo seriamente! Os danos causados pela umidade e temperaturas muito extremas são prejudiciais ao seu violão.

Seja o primeiro a receber as novidades do blog!

Seu email está seguro conosco!

Pequenos cuidados com as cordas e armazenamento podem garantir que ele permaneça em bom estado por mais tempo. Veja abaixo 5 dicas de cuidados que darão vida longa ao seu melhor amigo! 

1. Umidade e Temperatura:

Cuidados com o violão - Temperatura e umidade.

Cuidados com o violão – Temperatura e umidade.

Grande parte dos violões são feitos de madeira. Independente do tipo de madeira, mudanças rápidas e extremas da umidade ou temperatura, podem causar sérios danos a este material.

O seu violão pode não se adaptar a essas mudanças bruscas de temperatura, e a madeira pode expandir ou encolher inesperadamente. Isso significa que o aquecimento extremo pode, por exemplo, enfraquecer a cola utilizada para unir as partes do violão e elas descolarem. O resfriamento pode causar fissuras na madeira também. Entre outros sérios problemas irreversíveis.

Para evitar que isso aconteça:

» Há disponíveis no mercado, cases térmicas para armazenamento do violão. O ideal é providenciar uma dessas para proteger o seu melhor amigo.
» Armazene seu violão em locais abrigados do calor e do frio extremos. Longe do sol e da umidade.
» Evite guardá-lo próximo a paredes que ficam úmidas com a chuva. Um exemplo de local a ser evitado: em cima do guarda-roupa, perto da laje.

2. Cuidado com a umidade que não é da temperatura!

Cuidados com o violão - Umidade.

Cuidados com o violão – Umidade.

O violão é presença garantida em churrascos de família e festas com amigos. Faz parte da cultura do brasileiro. Por isso é muito comum que ele fique próximo a copo de bebidas, desde cervejas até água. Um violão, definitivamente, não precisa de água. Já viu o que acontece se colocarmos madeira dentro d’água? É o que pode acontecer com seu violão!

Para evitar que líquidos danifiquem o seu violão:

» Evite expor seu violão a locais muito próximos de piscinas ou copos com líquidos.
» Seque bem as mãos antes de tocar no seu violão. A mão molhada também pode danificar o instrumento, enferrujar as cordas, danificar a madeira.
» Fique atento com torneiras abertas, tanques e pias, para evitar que o violão tome um banho desnecessário.

É bem óbvio, mas, achei melhor avisar! rs

3. Como limpar o violão:

Como limpar o violão - Produtos.

Como limpar o violão – Produtos.

Como já comentamos, a maioria dos violões é feita de madeira, por isso evite ao máximo passar água ou qualquer outro produto de limpeza no seu violão.

Veja abaixo como limpar o violão:

» Utilize um pano seco (pode ser uma flanela) para limpar o seu violão.
» SEMPRE depois que tocar, passe esse mesmo pano seco embaixo das cordas, pois o suor das mãos podem enferrujar as cordas caso você guarde-o sem limpar.
» Existem óleos específicos para a hidratação da madeira, principalmente do braço do violão. Procure orientação profissional (Luthier) para utilizá-los.
» As tarraxas também podem enferrujar com o tempo, principalmente se o violão não for armazenado em uma case. Portanto pode ser interessante hidratar as tarraxas para evitar que elas fiquem “duras“. Não faça isso com muita frequência, no máximo uma vez ao ano, e se possível, com a ajuda de um profissional (Luthier).

4. Formas ideais de Armazenamento:

Cuidados com o violão - Armazenamento

Cuidados com o violão – Armazenamento

Já entendemos que o violão não pode ser guardado em qualquer lugar, vamos ver agora a forma ideal de armazenamento?

Forma ideal de armazenamento:

» O ideal é armazenar o violão em araras/suportes de paredes ou de chão específicos para violão. Eles foram projetados de uma forma que não danificasse o violão.

Caso isso não seja possível, prefira armazená-lo com as cordas para baixo em um local plano que ele possa ficar deitado. E NUNCA afrouxe ou aperte demais as cordas para guardá-lo. O violão deve ser guardado afinado mesmo.

E de novo, uma case térmica continua sendo o ideal também! 😉

5. Produtos para cuidar do seu violão

Como limpar o violão - lista de produtos.

Como limpar o violão – lista de produtos.

Há alguns produtos utilizados pelos profissionais e Luthiers para cuidar do instrumento. Para esses casos você só vai precisar levá-lo regularmente à esse profissional para que ele verifique o que pode ser feito.

Para os outros casos, aqui vai uma lista de coisas que você precisa ter para cuidar do seu violão:

» Uma case! Térmica é o ideal, mas pelo menos uma normal.
» Uma flanela! Para passar no violão e nas cordas (mesmo em baixo delas, nos trastes) depois de tocar.
» Um suporte de parede ou de chão, para armazenamento. Isso evita que o braço empene.
» Atenção! Muita atenção e cuidado no transporte, para evitar que ele bata em paredes e lasque.
» Carinho! rs… Muito carinho e só!

» DICA EXTRA: Transporte em viagens

Cuidados com o violão - Armazenamento.

Cuidados com o violão – Armazenamento.

O violão é o instrumento que mais viaja pelo mundo. É o companheiro de muita gente em viagens. Caso você esteja pensando em viajar e levar o seu violão, se atente a essas dicas:

» Providencie uma hard case. Ou seja, uma case mais firme, para que o violão possa ficar seguro e não sofrer nenhum arranhão, mesmo que balance.
» Se a viagem for de carro, evite “jogá-lo” no porta-malas. Procure levá-lo de forma com que não fique balançando muito.
» Se a viagem for de avião, verifique com a companhia aérea se você pode levar o violão dentro da área de passageiros, como bagagem de mão. Isso é o ideal. Caso isso não seja possível, providencie uma hard case.

Apesar de eu não ter coragem de despachar o meu violão, já vi muitos casos de pessoas que despacharam e o instrumento sobreviveu…rs

Conclusão

Como limpar o violão - Conclusão

Como limpar o violão – Conclusão

Agora você já sabe como limpar o violão e como cuidar dele direitinho!Espero que tenha gostado das dicas!! Te garanto que com elas, seu violão vai durar por muito mais tempo! 🙂

Gostou?! Deixe seu comentário!
Ficou alguma dúvida ou você faz alguma coisa diferente!? Me conta nos comentários também!

Compartilha esse artigo com seus amigos que tocam violão para que todos esses violões fiquem em bom estado por muito tempo!!
Até a próxima! 🙂