Cordas de aço ou nylon?! Que cordas utilizar?!

Uma das primeiras dúvidas que surgem em um iniciante de violão é: “Cordas de aço ou nylon?“, “Qual é a melhor!?”,”Qual devo escolher?”, “Qual dá um som mais bonito?”, “Qual dói menos?”, “Qual dói mais?”… Enfim, são tantas dúvidas acerca do tipo da corda que resolvi desmistificar essa história de uma vez por todas, vamos lá!?

Cordas de aço ou nylon?

Cordas de aço ou nylon?

Cordas de Aço ou Nylon?

A primeira coisa que se deve ter em mente é que apesar de ambos serem violões, o fato de terem tipos de cordas diferentes fazem com que sejam dois instrumentos diferentes. Os violões com cordas de aço são produzidos de forma diferente dos violões de cordas de nylon. Possuem diferenças nas suas estruturas e na forma como são fabricados, portanto não são o mesmo instrumento.

Seja o primeiro a receber as novidades do blog!

Seu email está seguro conosco!

Outro aspecto importante a ser considerado já foi citado no post com dicas de comprar violão não troque o tipo de corda! Um violão de corda de aço foi fabricado para esse tipo de corda, então JAMAIS em nenhuma circunstância deve receber cordas de nylon. O mesmo ocorre com um violão produzido com cordas de nylon, ele não suporta cordas de aço. Portanto, jamais faça essa troca.

Para organizar o assunto, vamos falar de cada um dos instrumentos separadamente, e as vantagens e desvantagens de cordas de aço e nylon.

Violão de Aço

Violão de aço

Violão de aço

Um violão com cordas de aço, ou violão de aço como é chamado, possui um tensor em seu braço para sustentar o peso das cordas de aço (Clique aqui para conhecer as partes do violão). É possível ver o tensor através da boca do violão, uma espécie de parafuso. Ele pode ser ajustado de acordo com o tipo da corda, mas a recomendação é não mexer nesse tensor se você não for um luthier.

Outra característica típica do violão de aço é a presença do cutway no corpo do violão. Isso garante maior conforto para alcançar as notas mais agudas do violão.

Vantagens de um violão de aço:

  • Possuem um volume mais alto: As cordas de aço possuem um brilho a mais no som, emitem um som mais metálico e mais alto se comparado a um violão que não é de aço.
  • Afinadas por mais tempo: As cordas tendem a desafinar de acordo com a mudança de temperatura, umidade ou tempo. As cordas de aço são mais resistentes à essas mudanças e garante uma afinação por mais tempo.
  • Cutway: Como já comentamos, os violões desse tipo possuem cutway, com isso garantem maior conforto para tocar as notas mais agudas do violão.
  • Próprias para os hits do momento: São as mais apropriadas para tocar os hits do momento, nos ritmos pop, rock, reggae, sertanejo, sertanejo universitário e moda de viola.
  • Flexibilidade para tocar: Cordas de aço podem ser tocadas tanto com as mãos quanto com a palheta, ela sustenta a palhetada.

Desvantagens de um violão de aço:

  • Mais dores no início: Para um iniciante a corda de aço é menos confortável, e vai doer mais os dedos até que eles calejem. Entretanto é curto o tempo de adaptação. Em duas semanas a dor passa, dependendo da sua dedicação, claro.
  • Manutenção: As cordas de aço precisam ser trocadas com mais frequência, pois com a umidade natural do tempo, suor e acidez da mão podem enferrujar e prejudicar a sonoridade emitida. O ideal é trocá-las a cada 3 meses no máximo, mas isso varia de acordo com a frequência de uso.
  • São maiores: Os violões de aço tendem a ser maiores, portanto se a sua estrutura física é pequena, isso pode ser uma desvantagem.
  • Cordas novas desafinam: As cordas novas desafinam com muita frequência. Ao trocar de cordas é importante afiná-las, tocar alguns minutos e afiná-las novamente. Repetir essa ação por um tempo até que sustentem a afinação.

Violão de Nylon

Violão de nylon

Violão de nylon

Violões de cordas de nylon, ou violões de nylon como são chamados, não possuem tensor ou cutway. São menores e portanto mais leves.

Vantagens de um violão de nylon:

  • Violão mais leve: Como mencionado ele é mais leve e tende a ser menor, portanto se você tiver uma estatura física pequena, essa é uma vantagem.
  • Menos dores no início: Para um iniciante este tipo de corda dói menos os dedos, pois são mais macias. Portanto no início será mais fácil tocar com este tipo de corda.
  • Apropriados para músicas mais clássicas: Cordas de nylon possuem um som mais suave, portanto são as mais indicadas para as músicas clássicas, samba, MPB e dedilhados. Tocar esses ritmos com esse tipo de corda faz com que o som fique mais agradável.

Desvantagens de um violão de nylon:

  • Desafinam com frequência: Todo o tipo de corda tende a desafinar de acordo com as mudanças climáticas e com o tempo. Este tipo de corda é mais sensível às mudanças climáticas, portanto desafinam com mais frequência.
  • Não possuem Cutway: Este tipo de violão geralmente não possuem cutway, ficando quase impossível tocar as notas mais agudas do violão.
  • Não suportam a palheta: Este tipo de corda é mais suave e portanto é ideal tocá-las com as mãos. Portanto se você preferir utilizar a palheta, essa é uma desvantagem.
  • Demora calejar: Se você pretende tocar violão, já fique ciente de que os seus dedinhos vão calejar, e isso é bom pois garante que os acordes sejam feitos sem dores e, consequentemente, com mais perfeição. Entretanto este tipo de corda é mais macio, e portanto demora mais para que esse calo surja nos dedos.

É melhor cordas de aço ou nylon?!

Cordas de aço ou nylon - Qual a melhor escolha?

Cordas de aço ou nylon – Qual a melhor escolha?

Cordas de nylon e aço tem suas vantagens e desvantagens. Listamos algumas acima, mas afinal QUAL É A MELHOR?!

Na verdade não há melhor ou pior. Os dois tipos de violão tem vantagens e desvantagens e não há um melhor que o outro, há o ideal para cada ritmo apenas.

Se você tem o desejo de tocar os hits do momento, pop rock ou sertanejo que não saem das paradas de sucesso, sugiro que opte pelo violão de aço, mesmo que sinta mais dores no início, não desista, logo os dedos calejam e tudo fica o maior sucesso!

Se você prefere tocar as músicas MPB, samba, dedilhados, opte pelo violão de nylon. Mas, saiba que o som é mais baixo, mono, e não se decepcione com isso! Lembre-se que é uma característica deste tipo de corda e não um defeito.

Não há regra!!

Cordas de aço ou nylon - Conclusão.

Cordas de aço ou nylon – Conclusão.

Apesar de um tipo de corda ser mais apropriado para determinados tipos de música e ritmo, isso não exclui JAMAIS a possibilidade de você fugir à essas regras e tocar um samba dedilhado com cordas de aço, ou um pop rock com cordas de nylon. Ao escolher o seu violão, toque-o e veja qual o som que mais te agrada, em seguida, se jogue e toque todos os ritmos que mais gostar.

No meio musical não há regras, há sugestões. E as misturas são sempre muito bem vindas, pelo menos pra mim.

Você prefere cordas de aço ou nylon? Eu prefiro aço!!
Já tocou os dois tipos de corda? Qual mais gosta? Deixe o seu comentário.
Se ficou com alguma dúvida também pode comentar!
Compartilhe o post com algum amigo que também tenha essas dúvidas e veja aqui 7 dicas para quem está aprendendo a tocar violão sozinho! E descubra aqui se os cursos online valem a pena!

Bons estudos!
Até mais! 😉