Existem Diferenças Entre Violão E Guitarra?!

      Nenhum comentário em Existem Diferenças Entre Violão E Guitarra?!

Aprender guitarra ou violão? Essa é uma dúvida muito constante entre os amantes de instrumentos de cordas. Eu mesma comecei a aprender guitarra e acabei no violão. Mas, afinal, quais as principais diferenças entre violão e guitarra? Se você quer descobrir, continue lendo este artigo! 😉

Principais Diferenças Entre Violão e Guitarra

Principais Diferenças entre Violão e Guitarra

Principais Diferenças entre Violão e Guitarra

Os dois instrumentos possuem estruturas bem parecidas, as regras para afinação são idênticas e o que você aprende em um, na maioria das vezes, pode ser reproduzido no outro instrumento. Mas afinal, quais as diferenças entre violão e guitarra, e qual se deve aprender primeiro!?

Seja o primeiro a receber as novidades do blog!

Seu email está seguro conosco!

Violão vs Guitarra

Para falar sobre as diferenças entre esses dois instrumentos de corda é importante saber sobre o histórico de ambos. O violão foi o primeiro instrumento, entre os dois, a ser criado. Ocorre que como já falamos aqui neste artigo sobre as partes do violão, o violão possui um corpo oco, responsável pela amplificação do som das notas.

Com o passar do tempo e evolução musical, o som emitido pelo violão não conseguiu ser suficiente para estar em uma banda, por exemplo, ou para ser propagado em salões muito grandes. O som de um violão acústico não conseguiria competir com o som emitido por uma bateria, por exemploDaí surgiu a Guitarra!

A guitarra é um instrumento de corda, cujo corpo foi ajustado para sanar esse “problema” do violão. O seu corpo é inteiriço e, para a propagação do seu som, é necessário que haja um amplificador, o que faz com que o instrumento seja totalmente elétrico.

Portanto a Principal diferença entre esses dois instrumentos é essa mesma: o violão é acústico, enquanto que a guitarra é elétrica.

Demais Diferenças entre Violão e Guitarra

Violão ou Guitarra?

Violão ou Guitarra?

Outras diferenças podem ser observadas. Não existem regras, principalmente hoje com a infinidade de instrumentos diferentes presentes no mercado, mas geralmente, o violão é mais utilizado para as bases musicais, enquanto que a guitarra é ideal para a reprodução de solos e escalas.

Quando iniciei meus estudos de violão/guitarra, eu comecei tocando um violão, optei por fazer o curso de guitarra, pois sou apaixonada por solos, mas acabei tendo uma maior afinidade com a reprodução das bases musicais, logo me apaixonei por tocar violão! E hoje em dia quase não toco guitarra.

Eu fiz o curso de guitarra e aprendi tudo sobre escalas e solos, consigo reproduzi-los no violão, mas algumas situações são mais fáceis e melhores de serem reproduzidas na guitarra.

Isso ocorre porque a estrutura da guitarra foi toda projetada para a execução dos solos e escalas. Ela possui casas mais estreitas e um número maior de casas (em alguns casos), até suas cordas são mais apropriadas, e claro, possui a opção de distorção dos sons (a famosa pedaleira). Item que não está disponível mesmo nos violões elétricos.

Violão Ou Guitarra: Qual Aprender Primeiro?!

Principais Diferenças entre Violão e Guitarra

Principais Diferenças entre Violão e Guitarra

Não existe regra sobre qual aprender primeiro! Vai do seu objetivo no aprendizado musical. Se o seu objetivo é fazer solos e tocar em bandas, talvez o ideal seja iniciar já com a guitarra. Mas caso o objetivo não seja esse, mas sim as bases musicais, então opte pelo violão.

Há ainda uma diferença entre violão popular e violão erudito, mas isso fica para um próximo assunto, combinado?

Afinal, qual a diferença entre Violão e Guitarra?

Violão ou Guitarra - Qual aprender primeiro

Violão ou Guitarra – Qual aprender primeiro

Enfim, guitarra e violão são muito parecidos, mas geralmente são destinados a objetivos diferentes. A guitarra mais utilizadas para reprodução de solos e escalas, enquanto que o violão para bases musicais.

Além disso, o violão é um instrumento acústico originalmente, enquanto que a guitarra é elétrica, não sendo possível reproduzir o som sem o auxílio de um amplificador.

Você não precisa aprender violão primeiro antes de aprender guitarra e vice-versa. Ambos são instrumentos independentes. Descubra qual o seu objetivo com o aprendizado musical e opte por um ou por outro.

Se não souber qual o objetivo, a dica é iniciar com o violão. Isso porque o violão apresenta um valor mais em conta no mercado. Lembre-se: comprar uma guitarra inclui comprar uma caixa amplificadora, o que torna o valor de aquisição ainda mais alto. Mas é só uma dica.

Espero que tenha gostado das dicas! Compartilhe com seus amigos que possuem a mesma dúvida! Veja aqui outras dicas de como aprender a tocar violão sozinho! E aqui se os cursos online valem a pena!

Conta nos comentários qual dos dois você prefere, se já optou por um ou por outro e bons estudos! 😉 <3

Até mais!