Ritmos de Violão – Aprenda Um Ritmo Fácil no Violão

Voltamos com a série “Ritmos de violão” do blog! Agora com um ritmo super fácil e que faz muito sucesso nas rodinhas de violão! Você vai aprender a tocar de forma bem fácil e simples, o Xote! 😉 E animar os eventos sociais tocando as músicas desse ritmo, combinado?!

Quero te lembrar que essa série é dedicada especialmente à quem está buscando aprender tocar violão sozinho! 😉 Espero que ela possa te ajudar a evoluir no aprendizado desse instrumento tão lindo!

Seja o primeiro a receber as novidades do blog!

Seu email está seguro conosco!

Vamos começar?!

Ritmo Fácil No Violão: Xote

Ritmo Fácil no Violão: Xote

Ritmo Fácil no Violão: Xote

No primeiro artigo da série combinamos que os códigos das mãos seriam os seguintes:

Ritmos de violão - Código das mãos

Ritmos de violão – Código das mãos

Relembre aqui os detalhes dos códigos.

Lembre-se que, se você for destro, na mão esquerda o polegar não é utilizado. E na mão direita o dedo mínimo não é utilizado. 😉

Além disso, combinamos também que:

  • A letra P indica que uma ação deverá ser feita com o dedo Polegar;
  • A letra I indica alguma ação com o dedo indicador;
  • M indica uma ação com o dedo Médio;
  • A uma ação com o dedo anelar;
  • A letra T indica que os dedos Indicadores, Médio e Anelar deverão ser utilizados.

Além disso, as setas vão indicar a direção. A seta para cima “” indica uma ação para cima, e a seta para baixo, uma ação para baixo ““. Simples assim.

Representação do Ritmo Xote

Essa batida é chamada de Xote e aprendendo ela você vai poder tocar aquelas músicas tão queridas e gostosas de ouvir do Falamansa e Rastapé, por exemplo. 😉 As cifras dessas bandas costumam ser bem fáceis, você vai se sair bem! Tenho certeza!

Representação do Ritmo Xote no Violão

Representação do Ritmo Xote no Violão

Conforme a representação acima para reproduzir esse ritmo será necessário realizar os seguintes passos:

  1. Deslizar o polegar pelas cordas do violão para baixo;
  2. Dar uma breve pausa;
  3. Deslizar todos os dedos (indicador, médio e anelar) para baixo;
  4. Deslizar o dedo indicador para cima.

Simples Assim!

Da mesma forma que nos demais ritmos da série, vamos utilizar os acordes aprendidos neste artigo para reproduzi-lo incansavelmente. Combinado?

Abaixo vou disponibilizar um áudio do ritmo com os acordes C e Am. Tente tocar junto comigo.

Depois que já estiver craque, tente reproduzir essas duas músicas: Colo de Menina – Rastapé e Xote dos Milagres – Falamansa.

Ritmo Fácil no Violão: Xote

Ritmo Facil No violao - Xote

Ritmo Fácil No violão – Xote

Aprender algo novo sempre é um desafio, mas esse é um desafio fácil, eu tenho certeza que você vai conseguir!

Não desanime na primeira dificuldade! Persistência é tudo nessa vida! Já falei algumas vezes aqui que quando comecei a aprender a tocar violão eu “tocava” todos os dias! Nem que fosse para fazer apenas dois acordes, mas os reproduzia.

E eu fui notando a cada dia que eu melhorava, e que tudo ia ficando muito mais fácil com o tempo! Eu não sou uma exceção, é assim com todo mundo! 😉

Então, mãos à obra, depois você volta aqui e me conta como está se saindo! Se foi fácil tocar essas músicas ou não! Combinado? Publique um vídeo no instagram com a hashtag #amorporviolao para eu ver como ficou, ok?!

Veja aqui outras dicas de como aprender a tocar violão sozinho! E aqui se os cursos online valem a pena!

Bons estudos!

Até mais! 🙂

 

  • Fernanda Soares Fernandes

    descobri hoje esse site e estou amando!!! vou praticar (tentar rsrs) esse ritmo!! Parabéns pelo site maravilhoso 🙂

    • Carla Rodrigues

      Obrigada Fernanda! Fico muito feliz que esteja amando!! Tente e consiga! É fácil, você vai conseguir! Siga @amorporviolao no instagram e depois me mostra o resultado por lá, com a #amorporviolao ou direct, eu quero veer, Ok? Bons estudos!! 😉