Violão para canhotos: o que muda?

      Nenhum comentário em Violão para canhotos: o que muda?

Será que ser canhoto muda alguma coisa quando o assunto é tocar violão? Há muitas dúvidas em torno disso! Dentre elas: Como tocar? É preciso inverter as cordas? Há um violão específico para canhoto? Há cursos específicos? Se você tem alguma dessas dúvidas, entre outras, continue lendo esse artigo e descubra tudo sobre violão para canhotos.

Violao Para Canhotos

Violao Para Canhotos

Violão para canhotos: O que muda?

Há muitas dúvidas acerca desse tema. E a primeira que deve ser sanada é: existem sim violões específicos para canhotos, mas nem todo canhoto precisa investir em um…rsrs.. Mas vamos com calma.

Seja o primeiro a receber as novidades do blog!

Seu email está seguro conosco!

Violões para canhotos

Os violões disponíveis no mercado, para compra, já exclusivos para canhotos é espelhado. Logo, o braço é invertido, e as cordas também.

Violão para canhotos

Violão para canhotos

Vantagem de comprar um violão para canhotos:

A vantagem (talvez a única) de adquirir um violão para canhotos é que, se você é canhoto, vai poder tocar os ritmos com a mão que possui mais força, a esquerda, e os acordes com a mão de menos força, a direita.

Desvantagem de comprar um violão para canhotos:

Eu vou até enumerar, porque tem vários, infelizmente:

  • Costuma ser mais caro;
  • Não há muita diversidade de violões para canhotos para comprar, então pode ser que você procure um violão Jumbo canhoto e não encontre. (Leia aqui sobre os tipos de violão)
  • Você vai precisar levar o seu violão para todo lado, pois é bem difícil achar alguém que também opte por comprar um violão para canhotos.
  • Pode ser mais difícil tocar outras modalidades como finger style ou até a guitarra.
  • Vai ser mais difícil achar um curso específico para canhotos.

Sou canhoto preciso comprar um violão para canhotos?

Comprar um violão para canhotos

Comprar um violão para canhotos

A resposta é Não! Pode, mas não precisa! Isso acontece porque há três formas de tocar violão, quando se é canhoto:

  1. Tocar o violão da mesma forma que o destro: No início do aprendizado de violão sempre surgem dificuldades, será necessário dedicação e paciência, independente da forma que desejar tocar. Portanto a dica é tentar tocar da mesma forma que o destro, para ver se consegue se adaptar.
  2. Tocar o violão invertido: Na minha opinião, essa deve ser uma das formas mais difíceis. Consiste em inverter o violão, sem inverter as cordas, e tocar tudo invertido. Isso significa, fazer os ritmos debaixo para cima. E reproduzir os acordes também de forma invertida, já que as cordas estarão ao contrário, ou seja a 1ª corda, na parte de cima do violão. (Leia aqui o que é um acorde).
  3. Tocar o violão invertido e inverter as cordas: Nessa opção você não precisa comprar um violão para canhotos, mas inverter um violão para destros. E aí tocará da mesma forma que o destro (ritmos e reprodução de acordes), mas com as mãos invertidas. Lembre-se de inverter o rastilho também, não somente as cordas. (Não sabe o que é rastilho? Veja aqui no artigo nome das partes do violão).

Famosos canhotos

Famosos Canhotos

Famosos Canhotos

Você sabia que o Carlos Santana e o Kiko Loureiro são canhotos? Sim, são, pra tudo! Menos para tocar as suas guitarras e violões. Ambos optaram por tocar como destros, e cá entre nós, deu super certo, concorda? haha

Jimi Hendrix e Paul Mcartney, músicos que tiveram um papel importantíssimo na história da música, também são canhotos! Mas esses dois optaram por inverter o violão e as cordas. E deram muito certo tocando dessa forma também, não é mesmo? rsrs

Outro canhoto que merece ser lembrado é o Edigard Scandurra! Esse violonista e guitarrista brasileiro que já ganhou até prêmio de melhor guitarrista brasileiro, é canhoto e toca somente com o violão invertido, mantendo as cordas da mesma forma que os destros utilizam! Da forma que eu acho que deve ser mais difícil… Sim! É de admirar!

Como viu, na história da música temos vários representantes canhotos! Você pode optar tocar de qualquer uma dessas formas, com dedicação você será um sucesso! Existem pessoas que são ambidestras no violão. Você pode tentar!

Existe curso específico para canhotos??

Cursos de violão para canhotos

Cursos de violão para canhotos

Se você optar por tocar da mesma forma que os destros ou com o violão e cordas invertidas, não é necessário buscar por um curso específico para canhotos, pode investir em um curso para destros.

Entretanto, se você optar por tocar invertendo apenas o violão, da mesma forma que o Edgard Scandurra, aí seria interessante buscar por um professor que faça o mesmo. Talvez ele consiga facilitar a leitura dos acordes para você e dos ritmos de violão. Mas, se não encontrar, invista no mesmo que os destros utilizam, com dedicação tudo é possível, ok?

Violão para canhotos: o que muda?

Violao Para Canhotos

Violao Para Canhotos

Pode não mudar nada, mas pode mudar tudo! A escolha é sua! Você pode:

  • Tocar da mesma forma que os destros;
  • Tocar o violão, invertendo-o e invertendo as cordas trocando o rastilho também. DICA: Se você optar por tocar desta forma, o ideal é procurar por um violão próprio para  canhotos e não inverter em casa, a menos que não encontre o modelo de violão que deseja, combinado?
  • Tocar invertendo apenas o violão, mas mantendo as cordas da forma que os destros utilizam. Se optar por tocar desta forma terá a vantagem de pegar violões de destros emprestado para dar uma palhinha ..rsrs.

Tocar um instrumento é desenvolver a habilidade motora das mãos. Veja o exemplo do piano, não há pianos para destros ou para canhotos e todos tocam da mesma forma. Pense nisso antes de escolher a forma que mais gosta, e pratique! Descubra qual a forma mais confortável na prática!

Lembre-se, independente da forma que optar tocar, ela exigirá de você dedicação e força de vontade! No final não vai importar a forma que toca, mas se toca! Os nossos amigos famosos já nos mostraram que, independente da forma, é possível! 😉

Se você é canhoto, conta pra gente nos comentários como é que escolheu tocar o seu violão! Se não é, compartilhe esse artigo com algum amigo canhoto!

Gostou? Então acesse aqui e veja 5 benefícios do violão! 😉 Depois acesse a nossa categoria aprender a tocar violão e bora fazer música junto conosco!

Bons estudos, até mais!