Quais os Tipos de violão? Como Escolher o Ideal?

      1 comentário em Quais os Tipos de violão? Como Escolher o Ideal?

Você sabia que existem diversos tipos de violão disponíveis no mercado? Pois é, nem todo violão é igual, mas não se preocupe, neste artigo você vai conhecer os tipos de violão e conseguir escolher o tipo de violão ideal para você! 😉

Tipos de Violão

Tipos de Violão

Quais os Tipos de Violão?

Apesar de ser tudo violão (risos) há uma variedade imensa de violões no mundo. E cada tipo é mais apropriado para determinada situação. Em música, não há regras (na minha opinião), mas você vai perceber que determinados tipos de violão, são mais utilizados para ritmos de música ou níveis de conhecimento específicos. Vamos lá?

Seja o primeiro a receber as novidades do blog!

Seu email está seguro conosco!

Vamos mencionar algumas partes do violão neste artigo. Caso não tenha familiaridade com os termos, conheça todas as partes do violão e as suas funções aqui, neste artigo. 😉

Tipos de Violão – Violão Clássico.

Tipos de Violão - Violão clássico

Tipos de Violão – Violão clássico

O violão clássico é o mais comum! Ele não possui cutway e é totalmente acústico, ou seja, a sua amplificação é feita exclusivamente pelo corpo do violão. Possui seis cordas, na maioria das vezes de nylon.  Além disso, ele é leve e possui um braço mais largo.

Ele é muito indicado para iniciantes, pois além do baixo custo de aquisição, as cordas de nylon faz com que seja mais macio. Veja aqui mais detalhes sobre as diferenças entre cordas de nylon e aço. É muito utilizado para a prática da MPB e samba.

Já que é o mais indicado para iniciantes, perceba que mesmo sendo muito utilizado para MPB e samba, isso não é regra. Você iniciante pode optar por esse, mesmo que prefira outros ritmos musicais. Eu tenho um clássico. 😉

Tipos de Violão – Folk

Tipos de Violão - Violão Folk

Tipos de Violão – Violão Folk

Esse violão talvez seja o segundo mais famoso (se não for o primeiro…rs). Possui um corpo maior, é levemente acinturado, tem um braço mais fino e arredondado, e normalmente é encontrado na forma elétrica ou eletroacústica, e em cordas de aço, mais tensas que as cordas do violão clássico.

Em função dessas características, ele possui um timbre mais encorpado e som mais estridente ideal para sons mais graves. É bem versátil e adequado a diversos gêneros musicais, desde rock, pop até sertanejo.

Por apresentar cordas de aço, mais tensas, é pouco indicado para quem é iniciante de violão. Pois conforme já comentamos neste artigo, as cordas de aço são um pouquinho mais difíceis para quem está começando. De novo, não há regras, eu mesma sempre toquei com cordas de aço, mesmo no início, mas é uma dica.

Tipos de Violão – Violão Jumbo

Tipos de Violão - Violao Jumbo

Tipos de Violão – Violao Jumbo

O Violão Jumbo ficou muito famoso graças ao Elvis Presley, rei do rock! haha. Era esse modelo que ele utilizava nas apresentações. Este violão é bem parecido com o clássico, mas é maior e mais largo e possui uma base mais arredondada. Este é mais encontrado com cordas de aço e na forma eletroacústica.

Elvis Presley e Seu violão Jumbo

Elvis Presley e Seu violão Jumbo

Devido à essas características, possui um som mais grave, envolvente e equilibrado. Além de ser mais indicado para solos musicais, uma vez que a estrutura de sua caixa acústica faz com que o som da base seja menos encorpada. Apesar disso, possui uma boa ressonância e boa reverberação acústica.

Pelo mesmo motivo do violão Folk, não é tão indicado para iniciantes e é muito utilizado nos gêneros Rock, country, rock rural! Eu acho lindo. Queria muito um desse…rs

Tipos de Violão – Flat/Semi-Flat.

Tipos de Violão - Violão Flat-Semi-Flat

Tipos de Violão – Violão Flat-Semi-Flat

Este violão é totalmente elétrico! Isso ocorre porque possui uma caixa acústica bem fina ou pode ser que nem possua caixa acústica, só o contorno de plástico. Possui seis cordas na maioria das vezes de nylon, mas é possível encontrar também de aço.

Essas características fazem com que possua pouca ressonância acústica ou nenhuma, sendo necessária uma amplificação. Independente disso, possui uma boa sonoridade e de acordo com sua equalização pode apresentar um timbre mais estridente e grave,

É muito utilizado por músicos profissionais de música erudita ou MPB. Não é tão indicado para músicos iniciantes em função de ser necessário investir também em um amplificador e, novamente, as cordas de aço, mas fique à vontade para escolher esse.

Tipos de Violão – Violão Zero “0”

Tipos de Violão - Violão 0

Tipos de Violão – Violão 0

Agora entramos na categoria de “violões Parlor”. Ou seja, violões menores que são mais destinados aos encontros casuais e afins. O violão zero é o menorzinho! Ele possui o corpo menor até que o violão clássico e o braço mais comprido. É uma estrutura muito confortável para tocar por horas…rs

Em função dessa estrutura, o violão zero, possui uma resposta de frequência bastante uniforme, ou seja, agudos e graves com o mesmo volume. Emite uma sonoridade delicada, mas firme e mesmo possuindo uma caixa pequena, ele possui um volume muito bom.

Ele sempre foi indicado para pessoas menores, mas em função da sua qualidade de som isso já caiu por terra. Hoje em dia é o mais adequado para transporte e para compositores que precisam ter sempre um instrumento por perto para suas composições.

 

Tipos de Violão – Duplo Zero “00”

Tipos de violão - Violão 00

Tipos de violão – Violão 00

Ainda na categoria “violões parlor” diferencia do violão anterior por possuir uma dimensão um pouquinho maior que o violão zero. A sua sonoridade varia em função de ser possível encontrá-lo com encaixe do braço no corpo, na 12ª casa ou na 14ª.

Possui o mesmo conforto e também uma boa sonoridade, um pouquinho diferenciada em função das diferenças de estrutura. Ele é muito utilizado para as técnicas fingerstyle.

Tipos de Violão – Triplo Zero “000”

Tipos de Violão - Violão 000

Tipos de Violão – Violão 000

Este possui um tamanho intermediário. O encaixe do braço com o corpo é exclusivo no 12º traste, também de aço.

Emite um timbre peculiar com altas frequências de vozes. É muito indicado para quem deseja ter a maciez da corda de nylon em um violão de aço. Muito indicado para voz e violão combinada com banda.

 

Tipos de Violão – Violão 7 Cordas

Tipos de Violão - Violão 7 cordas

Tipos de Violão – Violão 7 cordas

Saindo da categoria “parlor” voltado para “violões para ritmos brasileiros” rs… Este violão não possui muitas variações em sua estrutura, exceto pelo fato de possuir a sétima corda! Esta corda é um pouco mais grave que as demais, afinada em dó. Possui cordas, na maioria das vezes, de nylon!

Em função das cordas de nylon, este violão é muito popular entre os violonistas de choro, samba… Ele realmente é conhecido como o “violão brasileiro” :D.

Não é indicado para iniciantes, pois a sua sétima corda exige um conhecimento avançado de teoria musical e também de prática de violão. Mas, não se intimide, estude para um dia adquirir o seu. 😉

Tipos de Violão – Violão 12 Cordas

Tipos de Violão - Violão 12 Cordas

Tipos de Violão – Violão 12 Cordas

Acho esse violão tão lindo! Bom, ele tem 12 cordas, e essas doze cordas são grupadas duas a duas, e seis delas possuem a afinação padrão, as outras seis são afinadas uma oitava acima.

Essas características fazem com que o violão ofereça uma base bem marcante com ressonância plena, um solo feito com ele é maravilhoso, pois emite a sonoridade de dois violões, entretanto, é mais comum para acordes e arpejos. Fazer solos pressionando duas cordas é um pouquinho difícil. E é quase impossível fazer um bend ou tapping, por exemplo, com ele.

Ele definitivamente não é indicado para iniciantes. Pressionar duas cordas logo no começo pode ser um desafio e tanto, portanto, evite este tipo de violão se você estiver começando.

 

Tipos de Violão – Acústico, Elétrico ou Eletroacústico?

Você já deve ter entendido, mas só para ficar claro:

  • Um violão acústico utiliza apenas a sua própria caixa acústica para emitir o som.
  • Um violão elétrico necessita de um amplificador (caixa amplificadora) para que o seu som seja emitido.
  • Um violão eletroacústico pode ser utilizado tanto na forma elétrica quanto na forma acústica.

Tipos de Violão

Tipos de Violão - Conclusão

Tipos de Violão – Conclusão

Esses são os tipos mais comuns de violão:

  • Clássico
  • Folk
  • Jumbo
  • Flat ou Semi/Flat
  • Zero
  • Duplo Zero
  • Triplo Zero
  • Sete Cordas
  • Doze Cordas

Entretanto, o mercado da música se renova constantemente e você poderá encontrar outros tipos de violão, mas com as essas dicas daqui, você já vai ter uma noção da sonoridade de cada um, de acordo com a estrutura, tipo de corda e tudo mais.

Espero que tenha ficado claro. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Me conta também qual você gostou mais? Eu preciso de um Folk, um jumbo, um duplo zero…hahaha E você?

Escolha o seu tipo, veja aqui dicas de como comprar um violão corretamente e aqui os benefícios de tocar, e bons estudos!

  • Bruno Mesquita

    Interessante e muito bom este texto, me ajudou a sanar dúvidas que estavam martelando a cabeça hehe, me ajudou a ficar ciente que violoes com a caixa toda em madeira, ou masisa e melhor que de compensado, mas deve ser mais caro kk, enfim o mundo da música é explendido, se todo mundo tocasse um instrumento o mundo seria mais inteligente, mais rico em questão de personalidades