Quem Inventou o Violão?! Descubra Aqui!

      Nenhum comentário em Quem Inventou o Violão?! Descubra Aqui!

Atualmente o violão é um instrumento que leva muita alegria e musicalidade por onde passa! Ele está presente nas rodas de amigos, nos churrascos de família, nas orquestras e em diversas bandas dos mais diversos ritmos! Afinal, quem inventou o violão? Esse instrumento tão versátil e interessante! Continue lendo para saber mais sobre a história do violão! 😉

Quem Inventou o Violão?

A História do Violão

A História do Violão

O violão é um dos instrumentos de corda mais populares da atualidade. Não é por menos, ele é leve, o que facilita o seu transporte, além de oferecer uma harmonia quase única no acompanhamento de vozes.

Seja o primeiro a receber as novidades do blog!

Seu email está seguro conosco!

A boa notícia é que ele já existe há muito tempo, de acordo com estudos, e nos ajuda a levar música mundo a fora. A má notícia é que a história sobre sua origem é meio nebulosa. Há diversas teorias e é meio difícil comprovar cada uma delas.

Quem Inventou o Violão – Teorias

Quem inventou o violão?

Quem inventou o violão?

De acordo com pesquisas e relatos, o violão pode ter se originado da harpa, do alaúde ou até mesmo da viola (ou vihuela, como era chamada na época). Registros históricos indicam que, muito provavelmente, ele já existia desde os anos 2000 a.C. Os pesquisadores encontraram pinturas dessa época, de corpos semi-nus tocando instrumentos similares ao violão.

Alguns pesquisadores defendem a ideia de que na verdade o violão surgiu junto com esses instrumentos, e não que foi originado deles. Mas, o primeiro instrumento que apresentou a estrutura do violão, com corpo oco e pequenos furinhos, no lugar do que é atualmente a roseta do violão, foi mesmo a vihuela.

Vihuela

Vihuela

A vihuela, já existia em sua estrutura de 4 cordas duplas e formato mais arredondado, desde o século XV e XVI. A partir dela, no final do século XVI, Vicente Espinel acrescentou a 5ª corda. No final do século XVIII, Miguel Garcia substituiu as cordas duplas e acrescentou a 6ª corda ao instrumento. E, por fim, no século XIX, o austríaco Johann Stauffer e o espanhol Antonio de Torres Jurado realizaram modificações estruturais e revolucionárias no violão, que o tornaram o que são hoje![fonte]

Ufa… rsrs
Foram necessárias muitas pessoas para que o violão se tornasse o nosso queridinho de hoje, de acordo com essas pesquisas! Gratidão infinita à essas pessoas, não é mesmo? 😉

Enfim, a partir daí, segundo pesquisas, os modelos criados especificamente por Antonio Torres Jurado, eram muito superiores aos modelos da época, o que fez com que este modelo fosse replicado até os tempos atuais.

Qem Inventou o Violão

Qem Inventou o Violão

Como O Violão Chegou no Brasil?

No Brasil o violão chegou só depois da viola. E na época havia muita confusão para saber qual era qual..rs. Houve um período ainda, por volta de 1920, que os violonistas brasileiros eram tidos como pessoas de má índole. Isso porque o instrumento era muito associado aos boêmios…rs

O importante é que isso tudo passou. E o violão teve um papel importante em dois fatos históricos nacionais. Primeiro no movimento Jovem Guarda, quando muitos jovens tiveram o sonho de ter uma banda de rock, inspirada em bandas como Beattles, por exemplo, nem todos conseguiam comprar uma guitarra, e o violão foi a opção mais adequada.

No segundo momento, na passeata contra a guitarra elétrica, por volta de 1967, quando os jovens da época questionaram o fato de não existir, até o momento, uma música jovem e nacional, que não fosse inspirada nos sons da guitarra elétrica, tão famosa internacionalmente.

O resto da história você deve saber. O Brasil ficou marcado por diversos violonistas que passaram pela história, encantando a todos com a Bossa Nova e MPB.

Violão e Brasil

Violão e Brasil

Quem Inventou o Violão?

Quem inventou o violão ao certo ainda não conseguimos descobrir. Mas já agradecemos de antemão pelo presente que deixou para todos nós.

Fica também a nossa eterna gratidão ao austríaco Johann Stauffer e ao espanhol Antonio de Torres Jurado que deram os retoques finais nesse instrumento de cordas alvo do nosso amor! 🙂

Você tem algum outro dado sobre como o violão foi feito? Deixa nos comentários, porque eu quero saber! Compartilhe com seus amigos amantes de violão!

E veja aqui dicas de como comprar o seu primeiro violão, e como tocar violão sozinho!

Até mais.