O Que É Metrônomo? Como Ele Pode Ser Útil?

      Nenhum comentário em O Que É Metrônomo? Como Ele Pode Ser Útil?

Há muitas ferramentas que auxiliam no aprendizado de violão. Uma delas, muito famosa no meio da música é o metrônomo! Ela é realmente muito útil para quem está buscando se aperfeiçoar no estudo musical. Se você não sabe o que é metrônomo e nem como utilizá-lo, leia este artigo! 😉

O Que é Metrônomo

O Que é Metrônomo

O Que é Metrônomo?

Segundo o Wikipedia, metrônomo é um relógio que mede o tempo do andamento musical. É exatamente isso, mas para que fique mais claro, vamos esclarecer alguns conceitos antes de entender o metrônomo na teoria e na prática. Combinado?

Seja o primeiro a receber as novidades do blog!

Seu email está seguro conosco!

O Que é Metrônomo – Termos Importantes

O primeiro termo a ser estudado é Tempo. Toda música possui um tempo específico definido previamente pelo compositor da canção. Quando a música é escrita em partituras esse tempo é informado logo no início da partitura.

Metrônomo - Conceitos Importantes

Metrônomo – Conceitos Importantes

Esse tempo, ou pulso, indica a “velocidade” da música. E ele vai te ajudar a entender o compasso, pois, uma determinada quantidade de tempos define um compasso. Ou seja, três tempos é o mesmo que um compasso ternário, dois tempos, um compasso binário e assim por diante.

De forma bem simplificada, esses são conceitos básicos a serem entendidos antes de você adquirir um metrônomo. O tempo e o compasso.

Como Surgiu O Metrônomo?

Como surgiu o Metronômo

Como surgiu o Metronômo

Agora vamos voltar a falar sobre o metrônomo. Ele é o aparelho que utilizamos para medir o tempo e o compasso de uma música. Quando você consegue utilizar um metrônomo e executar a música exatamente da forma como o autor define, então você está a reproduzindo da forma mais perfeita possível.

O metrônomo surgiu por volta de 1812, inventado pelo holandês Dietrich Nikolaus Winkel. Entretanto, quem patenteou a invenção, com alguns ajustes, foi o também holandês Johann Mälzael em 1816.

Tipos de Metrônomo

Tipos de Metrônomo - Google

Tipos de Metrônomo – Google

Hoje em dia não será difícil encontrar um metrônomo. Existem vários tipos, desde mecânicos, digitais, até os atuais aplicativos. O metrônomo da imagem é da própria Google! rsrs É só pesquisar “Metrônomo” para encontrá-lo! 😉

A vantagem é que independente do tipo de metrônomo que escolher, todos eles emitirão um sinal sonoro ou visual (luz de LED) indicando um intervalo de tempo. Ou seja, uma luz de LED ou um BEEP a cada pulso. Um sinal mais acentuado ao final de cada compasso.

Todo metrônomo tem por base de tempo o minuto. Portanto a unidade de medida utilizada por eles é o BPM, ou, Batimentos Por Minuto.

O metrônomo pode ser configurado, por exemplo, em 100 BPM, isso significa que ele fará 100 batimentos (ou pulsações) no intervalo de 1 minuto. Se configurado em 60 BPM, no mesmo um minuto ele emitirá apenas 60 batimentos ou pulsações.

Você consegue identificar que no primeiro caso, 100 BPM, serão emitidos mais batimentos dentro de um minuto, do que no segundo caso, 60 BPM? E isso significa que quanto maior o BPM, maior a velocidade da música, mais curtos são os intervalos de tempo dela.

Portanto, músicas mais lentas possuem um BPM menor e músicas mais rápidas um BPM maior. Geralmente é possível configurar os metrônomos de 40 à 240 BPM.

Como Utilizar um Metrônomo nos Estudos?

Metrônomo e Seus Estudos

Metrônomo e Seus Estudos

Nos seus estudos o metrônomo irá te auxiliar a tocar as músicas no tempo correto! No início, pode ser um pouco difícil se dedicar ao aperfeiçoamento técnico (troca de acordes, e batidas) e se concentrar no tempo da música.

Pode acontecer, por exemplo, de a execução técnica estar correta, mas parecer estranha por estar fora do tempo. Para evitar esse tipo de situação o metrônomo é muito útil. Além de auxiliar na concentração, ele contribui com a emissão dos sons em harmonia temporal.

Se você é um iniciante de violão, deve configurar o seu metrônomo com um BPM que garanta a execução de forma relaxada dos exercícios. E então executá-los todos de forma compassada e harmoniosa. Conforme suas habilidades forem aumentando, você pode aumentar o BPM e continuar a prática. 😉

Dica de Exercício com Metrônomo

Exercícios Com Metrônomo

Exercícios Com Metrônomo

Um exemplo de exercício: 

  • Escolha um determinado ritmo (pode ser um dos que ensinamos aqui)
  • Escolha dois acordes fáceis em um BPM baixo, 40 ou 60;
  • Toque um acorde em cada sinal do metrônomo, ou seja, um em cada tempo.
  • E assim ir aumentando o BPM aos poucos, conforme sua habilidade for aumentando.

Outra dica boa é fazer uma agenda de estudos. Informe a data em que fez o exercício e o BPM utilizado, e anote sempre que aumentar o BPM. Assim, você vai conseguir identificar em quanto tempo evoluiu a sua habilidade motora! 😀

 

O Que é Metrônomo?

Metrônomo e Violão

Metrônomo e Violão

Este artigo é bem introdutório, mas possui dicas preciosas da utilização do metrônomo. Ele é útil no aprendizado do violão, na execução correta de uma música (mesmo sem ouvi-la) e também na harmonia de uma banda, por exemplo.

É muito importante que todos os músicos de uma banda toquem no mesmo tempo, para que haja harmonia, e o metrônomo ajuda muito a banda alcançar esse harmonia. Se você sonha em ter uma banda, talvez seja interessante se aprofundar nesse assunto, ok?

Espero que este artigo tenha te ajudado a entender o que é um metrônomo, pra que ele serve e como utilizá-lo.

Não esqueça de comentar caso tenha alguma dúvida sobre esse assunto e compartilhar com seus amigos músicos! 😉

Temos muitas dicas para iniciantes de violão, você vê todas aqui! E lembre-se, se postar um vídeo no instagram tocando violão, utilize a #amorporviolao para eu ver como está se saindo, combinado?

Até mais e bons estudos!