Dicas Para Iniciantes De Violão! 10 Dicas Incríveis!

Você já decidiu que quer aprender a tocar violão e já tem um em mãos. Está tentando tirar os primeiros acordes, mas ainda tem muita dificuldade!? Parabéns! Você é um iniciante de violão! 😀 Não desanime nos primeiros acordes! Leia aqui 10 dicas para iniciantes de violão, e descubra tudo que você precisa saber para ter motivação, desenvolver suas habilidades e se tornar um violonista de sucesso! 😉

10 Dicas Para Iniciantes de Violão

10 Dicas Para Iniciantes de Violão

Dicas Para Quem é um Iniciante de Violão

Começar algo novo nem sempre é fácil! Portanto se você está com alguma dificuldade com violão, fique tranquilo, pois é perfeitamente normal! O importante é não desanimar e praticar! Pois, assim, com o tempo tudo vai ficando mais fácil! Confie em mim! Vamos às dicas!

Seja o primeiro a receber as novidades do blog!

Seu email está seguro conosco!

#Dica 1 – Persistência e Dedicação!

Dicas Para Iniciantes de Violão - Persistência e Dedicação

Dicas Para Iniciantes de Violão – Persistência e Dedicação

Essa dica é clichê, mas é necessário falar: Seja persistente e se dedique! Você vai encontrar acordes, digitações e batidas difíceis! Mas, NUNCA impossíveis de serem reproduzidas por você! Se dedique as tarefas mais difíceis e persista em todas! Eu juro que assim você vai conseguir evoluir e, com o tempo, toda a dificuldade vai ser apenas uma lembrança! 😉

#Dica 2 – Teoria também é importante!

Dicas Para Iniciantes de Violão - Teoria também é importante

Dicas Para Iniciantes de Violão – Teoria também é importante

Alguns conceitos teóricos são essenciais! É importante saber: os símbolos das cifras; o que é cifra, nota e acorde; conhecer o instrumento; se aprofundar em termos como escalas, afinações pode ser o que falta pra você entender a prática!

Portanto, invista um tempinho para estudar esse conteúdo também. Aqui já temos uma categoria específica para teoria musical. Aprender a teoria vai te ajudar a tirar mais proveito da prática e te tornará um músico completo!

#Dica 3 – Atenção aos Dedinhos!

Dicas Para Iniciantes de Violão - Posição dos Dedos

Dicas Para Iniciantes de Violão – Posição dos Dedos

Utilize os dedos corretos e da forma correta:

  • Lembre-se na mão esquerda (se você for destro) o polegar não é utilizado! Evite deixá-lo acima do braço do violão, posicione-o atrás, pois assim você vai ter mais conforto ao utilizar os demais dedos.
  • Utilize os dedos corretos para a formação dos acordes.Isso porque mesmo que seja mais fácil utilizar outros dedos para formar um acorde simplificado, quando você avançar nos estudos vai descobrir a variação dos acordes, e aí vai ver que não ter utilizado os dedos corretos vai dificultar ainda mais a reprodução dessas variações. Esse é só um dos motivos, nada é por acaso, ok?

#Dica 4 – Comece Devagar!

Dicas Para Iniciantes de Violão - Comece Devagar

Dicas Para Iniciantes de Violão – Comece Devagar

Não há motivos para apressar as coisas, um passo de cada vez! Lembre-se, a pressa é inimiga da perfeição. Aqui a principal dica é para as batidas e mudanças de acordes.Tenha calma para ter resultados excelentes com o tempo! 😉

  • Para melhorar a sua performance com acordes, escolha dois muito fáceis e tente reproduzi-los repetidas vezes até que consiga a perfeição.
  • Nesse mesmo exercício: escolha um ritmo fácil, pode ser qualquer um que ensinamos aqui, por exemplo, e reproduza também, repetidas vezes, até conseguir a perfeição.

Não tenha pressa, persista! Você vai conseguir. Tente gravar o seu ensaio e veja como ficou, é mais fácil verificar o resultado numa gravação.

#Dica 5 – Estude com Pessoas que sabem mais que você

Dicas Para Iniciantes de Violão - Socialize

Dicas Para Iniciantes de Violão – Socialize

Existem muitas pessoas que sabem tocar  violão. Um dos benefícios de aprender violão, que listamos aqui, é justamente esse: a socialização. Convide os seus amigos que já não são mais iniciantes para estudar junto com você e te ajudar em algumas dúvidas!  Você pode chamar os iniciantes também, e assim vocês trocam aprendizados! 😉 

#Dica 6 – Concentre-se

Dicas Para Iniciantes de Violão - Concentração

Dicas Para Iniciantes de Violão – Concentração

Você pode socializar, mas lembre-se de tirar um tempo para estudar sozinho! Nesse momento, concentre-se. Procure um lugar confortável e silencioso. É extremamente importante que você ouça o som que está reproduzindo. Pois assim conseguirá identificar as falhas e corrigi-las.

Uma outra vantagem dessa dica é que ao se concentrar você irá obter uma melhor fixação dos conteúdos e assim, aprenderá mais rápido! 😉

#Dica 7 – Não se Intimide Diante de Acordes Difíceis

Dicas Para Iniciantes de Violão - Não se Intimide

Dicas Para Iniciantes de Violão – Não se Intimide

Não existem acordes difíceis! hahah, Existem acordes que não conhecemos ainda! 😉 Lembre-se disso! Muitas vezes caímos na besteira de evitar as pestanas, por exemplo, mas essa ação cria uma barreira de aprendizado. Muitas músicas utilizam pestanas, você não vai conseguir fugir por muito tempo e pode acabar desistindo de aprender.

É assim com vários tipos de acordes, mas principalmente com as temidas pestanas..rsrs (coitadinhas). Faça! Mesmo que o som não saia perfeito, reproduza esses acordes difíceis, tente pelo menos, e em breve verá que estará cada vez melhor.

#Dica 8 – Pratique!

Dicas Para Iniciantes de Violão - Pratique

Dicas Para Iniciantes de Violão – Pratique

O segredo é praticar! E praticar diariamente! Eu fazia isso e já falei algumas vezes aqui no blog. Você não precisa separar horas do seu dia para praticar, mas 30 minutos, 10, até 1 minuto de prática, já vai te ajudar! Pegue no seu violão todo dia! 

#Dica 9 – Tenha Disciplina

Dicas Para Iniciantes de Violão - Disciplina

Dicas Para Iniciantes de Violão – Disciplina

Toda conquista, exige disciplina! Para estudar todo dia será necessário disciplina. Para não fugir de acordes difíceis, para buscar ajuda e organizar o material de estudo!

Uma dica para quem tem dificuldade com esse quesito é optar pelos cursos online de violão. Eles são mais em conta que os cursos presenciais, muitos possuem a mesma qualidade, suporte e vai te dispensar de organizar material de estudos. Falamos sobre isso nesse artigo! 😉

#Dica 10 – DIVIRTA-SE!

Dicas Para Iniciantes de Violão - Divirta-se

Dicas Para Iniciantes de Violão – Divirta-se

Aproveite para se divertir no momento em que estiver aprendendo a tocar violão! Tocar violão irá te transporta para outra dimensão, curta esse momento! Comemore cada novo aprendizado! Cada obstáculo superado! E siga adiante fazendo música, sempre! 😀

10 Dicas Para Iniciantes de Violão

10 Dicas Para Iniciantes de Violão

10 Dicas Para Iniciantes de Violão

Não há segredo! Se você se dedicar, com o tempo irá se tornar um ótimo violonista! Pode confiar! Não se esqueça desses itens:

  • Persistência e Paciência para superar obstáculos do aprendizado;
  • Estude a teoria para conseguir extrair o seu melhor na prática do instrumento;
  • Utilize os dedos corretos, pois criar novas formas de fazer acordes antigos não irá te ajudar;
  • Comece devagar, com paciência, grave os ensaios e melhore cada vez mais;
  • Socialize! Estude com outros estudantes iniciantes e avançados de violão, troque aprendizados, tire dúvidas;
  • Concentre-se! Estudar violão e estudar matemática exige concentração para a fixação dos conteúdos! Faça isso!;
  • Enfrente os acordes difíceis! Lembre-se: Não existe acorde difícil, existe apenas aqueles desconhecidos..rs;
  • Pratique diariamente! A prática te levará a perfeição!;
  • Tenha disciplina, por trás de toda conquista há uma rotina disciplinada! 😉 ;
  • Divirta-se! Tocar violão não pode ser um fardo, precisa ser algo bom na sua vida, portanto curta esse momento!

Espero que com essas dicas você consiga evoluir cada dia mais no seu aprendizado de violão! Aqui tem mais dicas para aprender a tocar violão sozinho! Compartilhe esse conteúdo com seus amigos iniciantes de violão!

Coloque todas essas ações em prática, em seguida publique um vídeo seu, tocando a sua primeira música no instagram com a #amorporviolao para eu ver como você está se saindo, ok?

Tem alguma outra dica? Deixe nos comentários!

Bons estudos! 😉