O que é um Capotraste? E pra que ele serve?

      Nenhum comentário em O que é um Capotraste? E pra que ele serve?

Você procura a cifra da sua música preferida, lê logo no início “Capotraste na 3ª casa” e desiste imediatamente de tocá-la?! Leia esse artigo e descubra o que é um capotraste, para que você não faça mais isso! 😉

O que é um capotraste!? E pra que ele serve!?

Continue lendo para descobrir. 😉

Seja o primeiro a receber as novidades do blog!

Seu email está seguro conosco!

O que é um capotraste.

O que é um capotraste.

O que é um capotraste: Significado de Capotraste

De acordo com o Wikipedia:

O capo (abreviado de capotasto, que significa “cabeça do braço” em italiano), capotraste, trastejador ou “pestana fixa” é um dispositivo usado para encurtar as cordas e assim tornar as notas mais agudas, em um instrumento de cordas como guitarra, violão, bandolim ou banjo.

E é exatamente isso! Mas, vamos entender como ele funciona, ok?!

Como o Capotraste Funciona!?

O braço do violão já possui uma pestana fixa posicionada entre a mão e o  braço do violão (Veja aqui as partes do violão).

Pestana do violão

Pestana do violão

É ela que une a mão do violão ao braço e direciona as cordas para afinação.

A partir dela, já temos a primeira casa que indica o primeiro meio tom. Em seguida a segunda casa, e mais meio tom. E assim, sucessivamente.
Guarde bem essa informação!

Por outro lado, toda cifra está escrita em um determinado tom!
Vamos usar como exemplo a cifra da música Ainda é Cedo da Legião Urbana, utilizada como exemplo no aprendizado do ritmo para Pop/Rock.

Esta cifra está no tom C e possui os acordes Dm, C e Am7.

Se por um acaso fosse necessário alterar o tom da cifra para D, ou seja, subir um tom da cifra, para que ficasse mais confortável para o cantor reproduzí-la, teríamos que fazer as seguintes mudanças nos acordes.

  • No lugar do Dm tocar o acorde Em.
  • No lugar dotocar o acorde D.
  • No lugar do Am7 tocar o acorde Bm7.

Ou seja, teríamos que subir um tom em cada acorde e já estaríamos tocando a mesma música, um tom acima!

Você deve estar me questionando: “Tá, mas e o capotraste?!” .
Pois é, com ele não é necessário alterar os acordes, simples assim!! 🙂

Para facilitar o entendimento, vamos observar o C (um dos acordes da cifra) no braço do violão.
Este é o acorde C, tocado a partir da pestana fixa que falamos no início do artigo.

Acorde C no braço do violão.

Acorde C no braço do violão.

Se decidirmos subir um tom nesta cifra, com o auxílio do capotraste, basta posicionarmos ele na segunda casa, e digitarmos o mesmo C da última imagem. Ele ficaria assim:

Representação do capotraste no braço do violão.

Representação do capotraste no braço do violão.

E é assim que ele funciona! Através dele é possível aumentar a tonalidade da música, sem a necessidade de alterar os acordes.

Informações importantes sobre o Capotraste:

  • A principal vantagem está no facilidade de aumentar a tonalidade das cifras, sem a necessidade de alterar os acordes, na minha opinião.
  • Além disso, algumas vezes alterar os acordes não é o suficiente para mudar a tonalidade de uma cifra, em alguns momentos ela perde a harmonia sem a utilização de um capotraste.
  • Nem sempre o Capotraste vai mudar a tonalidade. Você pode manter a tonalidade se posicionar o capotraste em uma determinada casa, e utilizar outros acordes. É uma opção para evitar os acordes com pestanas, por exemplo… rs
  • Se uma cifra está escrita com Capotraste e você não tem um, faça o teste de tocá-la sem o capo e veja se fica harmonioso. Em alguns casos a harmonia se mantém, e somente a tonalidade é alterada.
  • Atente-se para os casos de cifras que possuem solos com cordas soltas, e a indicação do uso de um capotraste. Nesses casos tocar sem ele pode ser um pouquinho mais complicado, ou seja, é mais difícil encontrar a harmonia.

Existem diversos tipos de Capotraste no mercado, mas todos com a mesma função. O que muda é a forma de ajustá-lo ao braço do violão.

Agora que você já sabe o que é um capotraste e como ele funciona, se está empenhado nos estudos, acho uma boa aquisição. Eu comprei o meu bem depois de todo o aprendizado de violão e pulava todas as cifras com capo…rs… Você não precisa fazer isso, o custo deste acessório não é alto. 😉

Espero que o artigo tenha esclarecido a sua dúvida!
Caso contrário, deixe a sua pergunta nos comentários!

Comente também com sua dica e sugestão para o blog ficar ainda melhor! 😉

Bons estudos!
Até mais.