Aprender os acordes já é difícil. Superada essa dificuldade é preciso avançar um pouco mais tocando-os de forma ritmada. Pode parecer quase impossível, mas não é! Na série “Ritmos de violão” do blog (Clique aqui para ver), você vai aprender a tocar diversos ritmos de forma bem fácil! 😉 Dedicado especialmente para quem está buscando aprender tocar violão sozinho! 😉
Para começar, veja abaixo um ritmo para você tocar várias músicas das suas bandas de rock ou pop prediletas.
Ritmos de violão: Aprendendo Pop/Rock
Para quem não sabe, ritmos de violão ou batidas, são os sons emitidos enquanto o tocamos. Existem diversos ritmos no violão e cada um são específicos para determinados ritmos musicais. Por exemplo, existem batidas específicas para tocar samba, outros para tocar reggae, outros para a Bossa nova no violão, e por aí vai…
Neste artigo vou te apresentar um ritmo básico para tocar músicas pop e rock. Lembrando que isso não é uma regra, se você identificar alguma música de outro ritmo que se encaixe na batida que vou apresentar, fique à vontade para fazê-lo. 😉
A primeira coisa que você precisa aprender antes de iniciar a fazer as batidas no violão, são os códigos das mãos. Usarei aqui o seguinte código:
Observe que na mão esquerda o polegar só tem a função de apoiar o braço do violão (Conheça aqui as partes do violão). E que na mão direita, o dedo mínimo também não é utilizado.
Além dos códigos apresentados acima, utilizaremos o T quando todos os dedos da mão direta forem utilizados (indicador, médio e anelar). E utilizaremos as setas para cima ou para baixo, indicando o sentido em que os dedos devem ser movimentados.
T = Todos os quatro dedos IMA
P = Somente o polegar.
↓ = Para baixo
↑ = Para cima
Vamos adotar a codificação apresentada acima, para facilitar o entendimento. Logo abaixo da seta ficarão representados o código da mão a ser utilizada. Se I, utilize o indicador. Se T, utilize todos os dedos, e assim por diante.
Para essa batidas que você vai aprender aqui, utilizará somente o polegar, indicador e todos os dedos.
Batida: Rock Balada
Essa batida é chamada de Rock Balada, com ela você vai conseguir tocar muitas músicas de pop e rock.
Conforme esquema acima, para tocar esse ritmo, será necessário:
- Deslizar o polegar nas cordas para baixo;
- Deslizar todos os dedos (IMA) nas cordas também para baixo;
- Deslizar o indicador nas cordas para cima;
- Aguardar um breve momento;
- Deslizar o indicador novamente para cima;
- Deslizar todos os dedos (IMA) nas cordas para baixo novamente.
Abaixo está um áudio da batida e aqui vai a primeira dica para aprendizado:
Utilize os acordes aprendidos neste artigo, e toque o ritmo infinitamente. E quando se cansar, toque mais um pouco e mais um pouco, utilizando somente dois acordes. De novo, de novo e de novo!
Logo que eu iniciei os meus estudos era assim que eu fazia para pegar a prática. Utilizei o método da repetição e deu super certo.
O áudio acima é do ritmo nos acordes C e Am. Você pode usá-lo em seus estudos. Tente tocar junto comigo.
É com o Rock Balada que você pode tocar, por exemplo, a música Ainda é Cedo da Legião Urbana, entre outras…
Dicas para se tornar um Expert no violão.
- Estude todos os dias: Faça questão de pegar no violão todos os dias, nem que seja para fazer este ritmo ou outro que tenha aprendido apenas duas vezes, ou repetí-lo apenas uma vez. Deixe o violão do lado da cama e antes de dormir toque o ritmo, não deixe de fazer isso nenhum dia. Lembre-se a repetição leva a perfeição.
- Seja persistente: Seja persistente, você não vai conseguir fazer perfeitamente no início. Mas com o tempo, se persistir, verá como valerá a pena.
- Grave seu ensaio: Gravar o ensaio e ouvir depois será interessante para que você possa identificar as suas falhas e aprimorá-las cada vez mais.
Gostou? Fácil, fácil né? Não desista no início, um bom violonista é construído a partir da persistência!
Tem algum outro ritmo que gostaria de tocar? Deixe nos comentários para continuarmos com a série “Ritmos de violão“, combinado?! 😉
Veja aqui outras dicas de como aprender a tocar violão sozinho! E aqui se os cursos online valem a pena!
Bons estudos!